
A expectativa é de que Donald Trump, que assume a presidência do país em 20 de Janeiro de 2025, deve sancionar e manter a lei criada pela administração de Joe Biden
O governo dos Estados Unidos finalizou a escrita de uma nova lei que deve entrar em vigor em breve no país. A medida proíbe a comercialização de carros, softwares e até componentes electrônicos de origem russa ou chinesa em território norte-americano.
De acordo com a nova legislação, qualquer tecnologia de conectividade em automóveis vinda desses dois países será proibida por "riscos à segurança nacional". Essa é mais uma acção do governo dos EUA contra acusações de espionagem e ciberataques a partir de governos actualmente opositores politicamente, em especial Rússia e China.
A restrição a softwares de autonomia, segurança ou comunicação começa em carros modelo 2027 e sistemas desenvolvidos depois dessa data, valendo para plataformas que funcionam via Wi-Fi, Bluetooth, via satélite ou rede celular.
Já o banimento de hardware passa a valer para modelos 2030. A lei complementa uma regra em vigor que aumentou em 100% as taxas sobre carros eléctricos da China.
A expectativa é de que Donald Trump, que assume a presidência do país em 20 de Janeiro de 2025, deve sancionar e manter a lei criada pela administração de Joe Biden.
Além dessas restrições, a medida proíbe a partir de 2027 a venda de "veículos conectados" de empresas controladas por entidades chinesas ou russas nos EUA — mesmo que a fabricação tenha ocorrido no país.
Esse é um dos pontos mais polêmicos do comunicado, já que pode prejudicar o mercado local. A fabricante de carros eléctricos Polestar, cada vez mais popular nos EUA, pode ser banida por causa do financiamento chinês, apesar de ser sueca. O mesmo aconteceria com a Zeekr, que foi escolhida pela Waymo, uma subsidiária da Google, para ser o carro autônomo de próxima geração da marca.
Fonte:
Tópicos relacionados: Produto Transporte Tecnologia EUA China
André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.
WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade
O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de
Designer por-Tecangrafical
Retrospectiva 2021 - PolíticaO Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e
Mark Zuckerberg-CEO do Facebook
Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do FacebookDado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2025 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.