União Africana inicia programa de pré-encomenda de vacinas

Os pagamentos das encomendas serão "facilitados" pelo Afreximbank, que, segundo o comunicado, fornecerá aos fabricantes, em nome dos países, "garantias até 2 mil milhões de dólares"

União Africana inicia programa de pré-encomenda de vacinas

UA-sede

Os países africanos começaram desde a terça-feira(19) fazer a pré-encomenda de vacinas para a covid-19 através da plataforma eletrónica para abastecimentos médicos da União Africana, contando para isso com garantias financeiras do Afreximbank, foi hoje anunciado.

 

"A Plataforma Africana de Fornecimentos Médicos [AMSP, na sigla em inglês] inicia hoje o programa de pré-encomenda de vacinas covid-19 para todos os Estados-membros da União Africana (UA)", anunciou a organização em comunicado.

 

De acordo com a União Africana, a plataforma será a "única fonte que permitirá o acesso rápido, transparente e rentável" às 270 milhões de doses de vacinas da Pfizer, Johnson & Johnson e AstraZeneca que a União Africana conseguiu reservar para o continente de 1,3 mil milhões de pessoas.

 

Através de pré-encomendas, que começaram a ser feitas desde a terça-feira, a plataforma pretende oferecer "acesso equitativo" às vacinas aos 55 Estados-membros da organização pan-africana, de que fazem parte os lusófonos Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

 

Os pagamentos das encomendas serão "facilitados" pelo Afreximbank, que, segundo o comunicado, fornecerá aos fabricantes, em nome dos países, "garantias até 2 mil milhões de dólares" (cerca de 1,65 mil milhões de euros).

 

"Estes são tempos históricos. Pela primeira vez na história, a África garantiu o acesso a milhões de doses de vacinas no meio de uma pandemia como a maioria dos países ocidentais", disse Strive Masiyiwa, enviado especial da União Africana.

 

"Há ainda uma enorme escassez de doses de vacinas e é por isso que esta colaboração continental concebeu uma distribuição justa, juntamente com um acesso equitativo às vacinas covid-19 em todo o continente", acrescentou.

 

Benedict Oramah, presidente do Conselho de Administração do Banco Africano de Exportação-Importação (Afreximbank), sublinhou também a importância de uma abordagem continental na procura de vacinas.

 

"Ao fornecer garantias de compromisso de aquisição antecipada até 2 mil milhões de dólares aos candidatos a fabricantes, o Afreximbank assegurará que os Estados africanos possam aceder rapidamente às vacinas covid-19, a preços competitivos e de forma atempada, contribuindo assim para salvar vidas e meios de subsistência", acrescentou.

 

Para apoiar as operações de vacinação, a plataforma lançou também uma nova categoria de acessórios que ajudará os países a adquirirem equipamentos associados à vacinação, como congeladores de temperatura ultrabaixa, equipamento de protecção pessoal, algodão, seringas e agulhas, entre outros.

Fonte: DW

Tópicos relacionados: PoliticaSegurança

Partilhar: partilhar no facebook partilhar no whatsapp partilhar no linkidin

André Manuel

André Manuel
André Manuel é um engenheiro eléctrico apaixonado por partilhar conhecimento e insights sobre o mundo da engenharia moderna. Formado em Engenharia Eléctrica pelo Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ), André traz consigo uma sólida base académica e uma vasta experiência em diversos projectos da indústria. O seu olhar orientado para detalhes, combinado com a sua capacidade de comunicar ideias técnicas de maneira acessível, tornam as suas colunas valiosas para profissionais e entusiastas da engenharia eléctrica e não só. André Manuel é colunista do Portal da Tecangologies desde a sua fundação, e as suas colunas frequentemente exploram tópicos como energias renováveis, negócios, política, automação industrial entre outros.

MAIS SOBRE ESTA MATÉRIA

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

WhatsApp vai bloquear o acesso a mensagens a quem não aceitar a nova política de privacidade

O anuncio das novas medidas levou milhões de utilizadores a cancelar as suas contase a migrarem para outras aplicações de

Retrospectiva 2021 - Política

Designer por-Tecangrafical

Retrospectiva 2021 - Política

O Governo Angolano, através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Mark Zuckerberg-CEO do Facebook

Novas políticas de privacidade do Android devem prejudicar as receitas do Facebook

Dado que a principal fonte de receita do Facebook vem dos anunciantes que fazem publicidade aos seus produtos na rede social, fica claro que a medida

Entre Em Contacto

Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola

(+244) 916 - 975 - 800

geral@tecpleta.com

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS
RECEBA A NOSSA NEWSLETTER

As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.

© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.