A empresa que descobriu a falha disse que era capaz de aceder às palavras-passe que controlam o acesso às bases de dados detidas por milhares de empresas
A Microsoft alertou nesta quinta-feira(26), milhares dos seus clientes da cloud, incluindo algumas das maiores empresas do mundo, que alguns intrusos conseguiriam ler, alterar ou mesmo apagar as suas principais bases de dados, avança a agência de notícias Reuters, que teve acesso a um e-mail da empresa enviado aos clientes.
A falha deu-se na base de dados principal da Microsoft Azure, a Cosmos. O erro foi descoberto por uma equipa de investigação da empresa de segurança Wiz, cujo diretor tecnológico é um ex-chefe do grupo de segurança da Microsoft.
Segundo o pesquisador, a equipa encontrou o problema no dia 9 de Agosto e notificou a Microsoft no dia 12 do mesmo mês. A Wiz descobriu que era capaz de aceder às palavras-passe que controlam o acesso às bases de dados detidas por milhares de empresas.
As palavras-passes só podem ser alteradas pelos próprios clientes e, por isso, a Microsoft enviou um e-mail aos mesmos nesse sentido. Além do mais vai pagar 40 mil dólares à Wiz por ter encontrado a falha de segurança.
No e-mail enviado aos clientes, a Microsoft indicou que a falha tinha sido corrigida e que não havia provas de que as bases de dados tivessem sido acedidas por outros além da equipa de investigação.
"Corrigimos esse problema imediatamente para manter os nossos clientes seguros e protegidos. Agradecemos aos pesquisadores de segurança por trabalharem sob a divulgação coordenada de vulnerabilidades", disse a Microsoft.
Fonte: Reuters
Tópicos relacionados: SegurançaTecnologia
José Luciano
José Luciano é um informático apaixonado pela intersecção entre tecnologia e sociedade, buscando constantemente desvendar os mistérios do mundo digital e traduzi-los em insights compreensíveis.
Desde cedo, José demonstrou uma curiosidade insaciável por todos os aspectos da tecnologia, desde os fundamentos da programação até as tendências emergentes em inteligência artificial, cibersegurança e transformação digital.
As colunas de José Luciano abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo análises de tendências tecnológicas, dicas práticas para otimizar a experiência digital entre outras matérias relacionadas à tecnologia.
WhatsApp anuncia novo recurso de segurança para dispositivos Android
As chaves de acesso são uma forma simples e segura de iniciar sessão numa conta Google e em todos os sites e apps que lhe interessam,
TikTok testa nova funcionalidade de segurança
O objectivo da empresa passa por deixar de recomendar vídeos impróprios para utilizadores mais novos
Segurança Residencial e Empresarial na Internet: Os desafios de Proteger o Virtual e o Real
Neste artigo, vamos abordar sobre a importância da segurança cibernética nas residências e empresas, bem como algumas
Avenida Revolução de Outubro Luanda, Angola
(+244) 916 - 975 - 800
geral@tecpleta.com
As maiores histórias da Tecpleta entregues na sua caixa de entrada.
© 2024 Portal Tecpleta. Todos Direitos Reservados.